Open Insurance: o futuro é integrado
Seguindo a tendência mundial da transparência na utilização e disponibilização de dados, o mercado de seguros se prepara para um novo capítulo.
O Open Insurance (Sistema de Seguros Aberto) é resultado da tendência mundial de empoderamento do consumidor ao mesmo tempo em que há a adequação dos mercados aos conceitos e direcionamentos da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
A ideia é possibilitar aos consumidores o compartilhamento de suas informações entre os diferentes players do mercado (sociedades autorizadas/ credenciadas pela Susep) de forma segura, ágil, precisa e conveniente.
Transparência e integrações para uma melhor experiência
Mas o que isso traz de benefícios reais aos consumidores?
Dados são parte fundamental da subscrição de riscos nos produtos de seguros. De forma simplista, o mercado utiliza probabilidades estatísticas de certo evento ocorrer para precificar e ofertar seus produtos de proteção à aquele risco. Ou seja, com base nos dados das experiências passadas, avalia-se a probabilidade de aquele evento ocorrer sem necessariamente considerar aspectos personalizados de cada indivíduo. O risco de o evento "x" ocorrer é diferente para indivíduos diferentes.
Ao optar por compartilhar seus dados com as entidades participantes do Open Insurance, o consumidor possibilita ofertas de produtos personalizados, com vantagens financeiras ou até mesmo coberturas específicas.
Para entregar esses benefícios ao consumidor, o Open Insurance operacionaliza e padroniza o compartilhamento de dados e serviços por meio de abertura e integração de sistemas.
O projeto está planejado em três fases: Open Data; Compartilhamento de Dados Pessoais; e Serviços, sendo a primeira prevista para finalização em Junho de 2022, e a terceira em Junho de 2023.
Fonte: https://openinsurance.susep.gov.br/