O que são

O que são "fatores humanos" em pesquisa (Human Factors Research)

Um aspecto fundamental, para o processo de conhecimento do cliente, é o entendimento de como ele interage com os nossos produtos, com nossos serviços e nossa equipe.

É preciso considerar que o mesmo produto traz níveis diferentes de satisfação e prazer à clientes diferentes, dependendo de quem são, onde estão e em qual contexto estão inseridos. 

A partir dessa percepção, surgiram técnicas e análises para pesquisar e entender o que são "fatores humanos" (Human Factors Research) e como eles podem influenciar no comportamento e nas interações com clientes.

O que são "fatores humanos" ?

Uma rápida definição de Human Factors Research: Disciplina científica que aplica o conhecimento de habilidades e limitações humanas no processo de desenvolvimento de produtos, serviços e sistemas.

Tipos de "Human Factors":

1 - Aspectos físicos
Ex: Tamanho, forma, força, habilidade, etc

2 - Habilidades sensoriais
Ex: Percepção de formas, texturas, sons, etc

3 - Habilidade mental
Ex: Nível de ensino, habilidades, idiomas

4 - Emoções
Ex: Alegria, ansiedade, raiva, tristeza, surpreso, etc

5 - Necessidades sociais
Ex: Contexto em que está inserido, onde e como vive, etc

6 - Contexto ambiental
Ex: Como é o seu ambiente? Quente, frio, úmido, seco, etc

Quando usar a Human Factors Research
Sempre que houver UI (User Interface) ou UX (User Experience) envolvidas. Através das análises de cada passo das jornadas, consideram-se também como aspectos importantes, as características de cada cliente, como suas competências, habilidades individuais, a tarefa a ser realizada (há uma grande diferença entre um carpinteiro realizar a tarefa de furar uma parede para prender um móvel e qualquer outra pessoa que não seja um profissional da área, por exemplo), e o contexto organizacional em que está inserido, sua cultura, atitude, etc.

Exemplos de inovações de design em produtos, gerados por técnicas de Human Factors Research:

1. A constatação de que enfermeiras com a tarefa de medir sinais vitais de pacientes precisam segurar o braço do paciente com uma de suas mãos, gerou devices capazes de serem segurados e operados com uma só mão.

2. Crianças não escovem os dentes de forma organizada, elas escovam em qualquer direção. Essa percepção gerou escovas de dente com cabeças flexíveis e redondas embaladas especificamente para crianças.

3. Pacientes de um hospital que estão em recuperação, ficam o dia todo deitados e muitas vezes precisam se levantar para se entreter com a televisão disponível na parede a frente de suas camas. Entendendo que muitas vezes o paciente não está em condições de se mover ou até mesmo de ficar sentado por longos períodos, alguns hospitais já disponibilizam telas presas ao teto em cima da cama do paciente, permitindo que ele tenha entretenimento mesmo que esteja deitado e imóvel.

Concluindo, Human Factors Research te permite entender as características das pessoas e desenvolver serviços, produtos e experiências focadas na melhor acomodação para as diferentes pessoas e lhes oferecer mais satisfação e prazer de forma personalizada.

Made with