Marketing moderno e a longa jornada para a transformação
Definindo o conceito de marketing moderno (marketing estratégico) no mundo digital.
O novo contexto de relações e interações constantes entre marcas e clientes exige uma nova maneira de perceber o marketing.
De forma simplista, marketing moderno é uma disciplina, um processo, que conecta marcas a clientes para gerar resultados financeiros. Até aí, tudo muito parecido com o marketing tradicional, praticado com eficiência e sucesso na era pré-digital.
O que há de novo no marketing moderno?
A principal evolução é a mudança na percepção de que o papel do marketing é construir conexões entre consumidores e empresas e não entre consumidores e produtos.
Como construir essas conexões? O cérebro humano é dividido em dois, o cérebro esquerdo e o cérebro direito. O esquerdo é responsável pela capacidade analítica enquanto que o direito é quem trabalha com a criatividade. O marketing moderno requer que utilizemos tanto o lado esquerdo (para tomar decisões inteligentes a partir de dados) quanto o direito (que se baseia em criatividade através de insights dos clientes).
Portanto, o marketing moderno é uma disciplina que une o analítico e o criativo.
Através da análise de dados e da automação de processos, para trazer velocidade de resposta, tomam-se decisões inteligentes e em larga escala, otimizando processos e iniciativas através de data analytics e inteligência artificial, acelerando o processo de tomada de decisão.
Por outro lado, o lado direito se manifesta buscando o conhecimento e o entendimento do cliente, focando em seus interesses, suas paixões, suas dores, e conduzindo as interações a partir disso. Torna-se um relacionamento regido por milhares de conteúdos (no marketing moderno, conteúdo é o combustível do processo) e iniciativas diferentes através de diferentes canais.
É o lado direito também quem entra em ação para colocar em prática o storytelling da marca, sua história, suas pessoas, sua missão e sua personalidade.
Para alcançar o objetivo de pensar e fazer o marketing moderno, é preciso evoluir, simultaneamente, em cinco importantes aspectos:
1 - Engajamento e Conteúdo
2 - Data & Analytics
3 - Processos e Execução
4 - Pessoas e Estrutura organizacional
5 - Plataformas e Automação
Esses aspectos devem ser abordados de forma simultânea visando construir relações entre marcas e clientes baseadas em interesses mútuos, personalizações e processos automatizados para escalar, de forma individualizada, as interações que formam a experiência do cliente com as empresas.